Agradecimento aos «homens do lixo»

Quero iniciar este ano de 2017 com uma sentida homenagem e um sincero agradecimento a uma categoria de heróis anónimos que passa muitas vezes completamente despercebida aos nossos olhos e totalmente fora do âmbito das nossas cogitações. Refiro-me aos chamados «homens do lixo». Confesso que me sinto extremamente grato aos homens e mulheres que desempenham estas funções na nossa Marinha Grande, pelo menos àqueles que «patrulham» as ruas do meu bairro.

Já observei pessoalmente, e por mais que uma vez, o brio e o sentido de serviço público com que recolhem o lixo tantas vezes espalhado por vários metros à volta dos pontos de recolha. O mais fácil e cómodo seria «fecharem os olhos» e limitarem-se a despejar apenas os contentores e pronto… E ninguém os poderia acusar de nada. Até porque eles não têm culpa do lixo estar tantas vezes em maior quantidade fora dos contentores do que dentro dos mesmos.

Mas, felizmente para nós, o que tenho visto é um conjunto de trabalhadores que dão lições de profissionalismo e de dignidade a muitos outros com profissões ditas mais «nobres» (com umas aspas enormes!). Não sei quem são, não sei quanto ganham nem quem lhes paga, mas sei que lhes agradeço muito sinceramente o trabalho que fazem e, sobretudo, a forma como o fazem.

Muito obrigado e que tenham um ano de 2017 pleno de alegrias.

Esta entrada foi publicada em Geral, Nelson Gomes. ligação permanente.